Caso contrário, o profissional perde espaço para outros que seguem os estudos e, consequentemente, perde clientes. Com novos medicamentos, tratamentos inovadores e diferentes abordagens, o médico especialista precisa ficar atento à evolução da demanda. Cursos, imersões, e outros estudos de atualização podem fazer com que o profissional se oriente a essas particularidades. Mesmo que a clínica médica seja especializada em uma área específica da saúde, não há apenas um tipo de paciente e um tipo de dor.
- Ingressar nesse curso integral e concorrido significa uma superação imensa — resultado de várias noites em claro e uma maratona de estudos.
- Os ginecologistas e obstetras são profissionais bem conhecidos, visto que cuidam exclusivamente da saúde da mulher.
- A nefrologia pediátrica é a subespecialidade da Pediatria responsável por prevenir, diagnosticar e tratar de condições que assolam os rins de pacientes entre o 0 e os 18 anos de idade, ou seja, bebês, crianças e adolescentes.
- Origem e desenvolvimento das doenças para descobrir formas de tratamento eficientes.
- Enquanto o Sudeste detém mais da metade dos profissionais, o Norte, por outro lado, sobrevive com apenas 1452 especialistas para 15,8 milhões de pessoas.
Os programas governamentais de atendimento à saúde básica empregam esses profissionais com facilidade, pois eles realizam um acompanhamento médico preventivo e de longa duração. A rotina de um hematologista envolve o diagnóstico e o tratamento das mais diversas enfermidades sanguíneas. Além disso, ele atua em parceria com o oncologista para prescrever tratamentos de quimioterapia.
Especialidade Não Encontrada
As especialidades merecem uma atenção ainda maior, já que muitos pacientes procuram uma clínica médica especializada para tratar sintomas e doenças, muitas vezes graves. O ensino de Clínica Médica deve estar intencional e profundamente vinculado ao desenvolvimento da metacognição. Diante da grandeza, da importância e do grande volume de informações e de habilidades a se desenvolver, há sentimento de incompletude, de falta que persegue ao longo de toda a vida profissional do Clínico. Aprender gera tensão, pois envolve rever o pré-existente, o estável, o que é o Clínico. https://cutt.ly/l7sDe3F , cabe ao aprendiz aprender a perceber seus limites e se ajustar, se programar e melhorar seu desempenho.
Cirurgia Plástica
Sua função é tratar doenças e traumas em tecidos ósseos e musculares, como deformidades nos ossos, fraturas, problemas de crescimento, bem como inflamação de tendões e músculos. Isso inclui desde o tratamento emergencial até o diagnóstico e a prevenção de problemas que ocasionam dor, desconforto e dificuldade de locomoção. Sua principal função, porém, é a correção de deformidades decorrentes de lesões e malformações. A ideia é que os pacientes tenham melhoria na qualidade de vida e, não menos importante, na autoestima. O cirurgião geral trabalha, ainda, em conjunto com as demais áreas médicas.


Essa pode ser considerada uma das melhores especializações em Medicina, pois sua área de atuação cresce a cada dia, tanto em grandes centros quanto em pequenos municípios. Afinal, o profissional se envolve em uma série de atividades e pode seguir subespecialidades como Dor Aguda e Crônica, Cuidados Paliativos e Terapia Intensiva. A pesquisa Demografia Médica no Brasil, de 2020, demonstra as especialidades médicas mais procuradas pelos profissionais graduados no curso de Medicina. O levantamento é realizado pela Faculdade de Medicina da USP , com apoio do Conselho Federal de Medicina . Para ser um dermatologista, é necessário fazer um curso de residência médica ou curso de especialização, que dura cerca de 4 anos em período integral. Lembre-se que além do seu conhecimento, a prova de residência médica conta também com as suas atividades complementares exercidas ao longo da graduação.